Os Sapos são animais fascinantes, que vivem em muitos lugares, inclusive no deserto, os sapos são importantíssimos para o nosso ecossistema. Eles fazem parte de um grande grupo de animais chamados ANFÍBIOS. Os anfíbios passam uma parte de suas vidas vivendo na água e outra parte na terra.Sapos adultos respiram como a gente, pelos pulmões. Antes de um sapo se tornar adulto ele é chamado de girino. Girinos vivem na água e respiram por guelras, como os peixes.Comem insetos como moscas e mosquitos, mas também comem peixinhos pequenos, pássaros e alguns comem outros sapos.
Não bebem água como os humanos. Em vez disso, eles absorvem líquidos pela pele. Por isso eles sempre estão perto de riachos. Quando estão longe dos rios absorvem água da própria urina, que fica armazenada em sua bexiga.
A pele dos sapos é permeável. Isso significa que substâncias como oxigênio, água e também, muitas vezes, perigosas substâncias químicas podem ser absorvidas por suas peles.
Assim como as cobras, existe um tipo de sapo que troca de pele. Isso é chamado de muda. Primeiro o sapo arqueia suas costas até fazer um corte na pele. Com o pé dianteiro ele puxa a pele morta que sai inteira numa só peça e a come.Ouvem tanto quanto a gente, com a diferença que o tímpano deles fica do lado de fora do ouvido.São animais de sangue frio. Isso significa que a temperatura de seus corpos muda com a temperatura ambiente. Quando o inverno chega, muitos sapos hibernam. Hibernação é como tirar um longo cochilo. Quando um animal hiberna, o coração bate devagar e a respiração também é muito lenta, por isso a temperatura do corpo baixa.
O corpo se alimenta de gordura armazenada, até que o tempo fique quente outra vez. Os machos coaxam para atrair as fêmeas durante a época de acasalamento. Alguns sapos conseguem coaxar mesmo estando debaixo d’água, e têm um saco vocal e quando eles querem coaxar bem alto, enchem esse saco de ar.
Há mais de 3500 tipos diferentes de sapos.
As rãs são pequenas, mais magras e têm membranas entre os dedos para facilitar o deslocamento na água, pois passam mais tempo na beira de lagos e rios. As pererecas têm ventosas nas pontas dos dedos, que as ajudam a subir em árvores e grudar em lugares difíceis de escalar. O corpo delas é pequeno e leve para que possam se deslocar com facilidade. Algumas espécies possuem veneno na pele. As mais coloridas são também as mais venenosas.
Maiores e mais pesados, os sapos não são tão ágeis. Suas patas são adaptadas à movimentação em terra. Eles possuem uma pequena bolsa atrás dos olhos que, quando apertada, libera o veneno. Os sapos mais venenosos costumam ser também os mais coloridos. É que eles não precisam se esconder de inimigos.Sua visão noturna é excelente e são muito sensíveis ao movimento. Os olhos esbugalhados permitem que vejam objetos na frente, nos lados e parcialmente atrás da cabeça, além de descerem até o limite com o céu da boca para empurrar a comida goela abaixo.Esses animais são importantes para o equilíbrio na natureza. Um sapo adulto come uma quantidade equivalente a três xícaras cheias de insetos por dia. Assim, ajudam a controlar a população de moscas e mosquitos.
Gostou?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirameiiiiiiiiiiiiii seu blog Madah , tb quero mt ser uma veterinária !
ResponderExcluirse der me segue láa !
http://wwwmarianamantovani2010.blogspot.com/
Adorei seu blog que Deus sempre ilumine vc em todos os seus sonhos,principalmente o de ser veterinária.
ResponderExcluir